A cerimônia de Casamento Adventista

O casamento tem sua base na criação do mundo, foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, um compromisso!


O casal de noivos adventistas passa por um curso preparatório, e recebem assim orientações e aconselhamentos, ficando aptos a se casarem.

Os cursos preparatórios  acontecem duas vezes ao ano e são agendados previamente para que os casais, possam programar a data do casamento. Nesse dia os casais terão momentos onde receberão juntos a orientação, e também momentos onde as noivas receberão orientações das conselheiras e os noivos, separadamente, dos conselheiros. São abordados assuntos como:  a união, convivência, respeito, sexualidade, enfim, tudo que o casal necessita de informações pré-conjugais.
O cerimonial religioso só acontece após o casamento civil , ou simultaneamente.

Quanto ao protocolo da cerimônia, é o mesmo aplicado na maioria dos casamentos. A entrada dos padrinhos, do noivo, das daminhas e da noiva.

O ponto principal são os votos, troca de alianças e a bêncão sacerdotal, que poderão ter fundo musical gospel.
Há possibilidades de músicas orquestradas, desde que feita uma consulta prévia com o pastor.


Os trajes também são parecidos com os usados em outras religiões. As noivas costumam usar vestido branco longo, sem decotes extravagantes. O noivos usam terno ou meio fraque. Os padrinhos vestem ternos e as madrinhas vestidos longos. Aos convidados cabe o bom senso, já que igrejas não combinam com roupas chamativas.
A cerimônia religiosa acontece apenas com casais do mesmo julgo (fé).

Casais de outras religiões, (que pertencem a mesma fé cristã), poderão realizar a cerimônia na Igreja Adventista, desde que façam a preparação ou seja, o curso de noivos.


Confira algumas dicas para seu casamento passo a passo:


A Decoração - Cores e Flores


Toda a decoração de casamento tem um estilo, e isso depende de você! Tem noivas mais calminhas que preferem decorar utilizando cores suaves, como o verde, o lilás, o branco etc, outras mais extravagantes gostam de cores mais fortes e vivas como o vermelho, laranja, amarelo etc! Independente da cor que escolher, é importante que seja definida com antecedência, e que combine com você! Não se incomode com preferências alheias, siga conselhos com moderação, pois o casamento é seu! 
Pense ainda nos pormenores das toalhas e louças (caso a cerimônia seja no mesmo ambiente que a festa de recepção dos convidados). Os arranjos brancos dão um ar sofisticado, os vermelhos romântico, os verdes ecológico. Pode ainda conjugar cores como branco e lilás, branco e amarelo, branco e rosa, enfim a palete é tão variada que só você saberá como pintar este dia… 



Branco – Paz, calma, pureza, higiene e simplicidade.

Cinzento – Estabilidade, sucesso e qualidade.


Bege – Calma e passividade. Está ainda associado à melancolia e ao clássico.


Vermelho – Paixão, amor, desejo, coragem física, masculinidade mas também orgulho, violência, desafio, agressividade e poder. O vermelho escuro passa a mensagem de elegância, requinte e liderança.


Verde – Vigor, juventude, esperança, harmonia, amor universal, segurança, consciência ambiental e calma. O verde escuro está ligado ao masculino e lembra grandeza, como um oceano. Simboliza tudo o que é viril. Já o verde claro quer dizer protecção e contentamento. O lado negativo é poder passar aborrecimento, estagnação e malícia.


Amarelo – Otimismo, extroversão, força emocional, confiança, auto-estima, calor, luz e descontracção. Mas também irracionalidade, medo, fragilidade, depressão e ansiedade.


Laranja - Alimento, segurança, sensualidade, paixão, divertimento, movimento e espontaneidade. No sentido negativo transmite privação, imaturidade, frustração e frivolidade.


Dependendo da cor escolhida, é importante que as flores combinem com a decoração, que é claro não podem faltar! Afinal, são elas que embelezam o ambiente 




 Vestido


Falando em questões de estética, o vestido de noiva é o ponto central de um casamento. Nesse dia, embora todos os pormenores sejam analisados com lupa por todos os participantes na cerimônia e boda de casamento, as atenções dirigem-se com maior intensidade para a aparência da noiva e, sem qualquer dúvida, para a escolha do vestido. É verdade que os acessórios, a maquiagem e o penteado podem ajudar a criar uma bela imagem, mas ponto principal é sempre o que a noiva veste.

Escolher um vestido de noiva pode parecer muito fácil, mas não é. Exige tempo e pesquisa até encontrar o vestido com os requisitos da noiva: que seja um modelo que favoreça o corpo, confortável e faça a mulher se sentir como raínha no seu dia. Escolha um vestido que você goste e se encaixe no seu estilo pessoal, para não se sentir insegura num vestido bonito que não representa quem você é. Existem diversos cortes, decotes, estilos de saia, com ou sem manga, mais aberto ou tapado, curto, comprido, armado, etc. Você pode optar porl branco, colocar alguns detalhes coloridos ou mesmo usar um vestido de cor.

Ao escolher seu vestido de noiva pense no tipo de casamento que você vai realizar. Não que algo seja proíbido – é SEU casamento, VOCÊ decide – mas considerar situações como a hora do dia, onde você vai casar, se são segundas núpcias, se a noiva é gordinha, baixinha, alta ou magra, pode ajudar você a decidir.

Se você é magra:
Usufrua o volume das saias e use vestido de noiva com uma cauda longa. Aplicações ou detalhes horizontais dão amplitude à silhueta, um vestido de noiva mais justo dará ótimo caimento. Você também poderá usar bordados, drapeados, rendas e mangas bufantes.
Como as mulheres magras podem usar praticamente tudo, é possível ousar nas caudas e usar várias camadas de tule na parte inferior do vestido de noiva.
É possível também disfarçar os ombros estreitos com detalhes mais volumosos na parte superior de seu vestido de noiva. E na hora de escolher os sapatos considere a altura do noivo dando preferência para um modelo do tipo channel.

Se você é gordinha:
É preciso acentuar que você deve concentrar os detalhes no decote para que ele disfarce a cintura.
Evite tecidos volumosos, esvoaçantes e o tule. Você deve fugir dos vestidos de noiva de modelos largos, pois eles irão chamar a atenção para o que você deseja tanto esconder.
Está indicado também o uso de corpetes, cintura baixa em ponta, mangas secas e abuse dos decotes em "vê", pois eles ajudarão a diminuir o busto.
Caso você tenha os braços gordinhos ou muito busto, reduza o volume das mangas. Para os sapatos, escolha modelos forrados de pelica e considere também a altura do noivo.

Se você é alta: 
Sinta-se à vontade para usar caudas longas, os tecidos mais volumosos e um modelo de vestido de noiva mais justo ao corpo.
Se você quiser, fica permitido o uso de um vestido de noiva mais curto na frente, e evite capas que saem dos ombros. Entretanto, os modelos de cintura marcada são os mais apropriados.
Quando for escolher os arranjos da cabeça, lembre-se da estatura de seu futuro marido. No seu caso indicamos o arranjo do tipo baixo.
E não se esqueça: Você deverá usar sapato de salto baixo e caso você escolha um vestido de noiva, cujo modelo seja mais curto na frente, esqueça as sandálias. Pois, mesmo no verão, os dedos dos pés aparecendo darão um péssimo efeito sob seu vestido de noiva.

Se você é alta e gordinha:
Prefira modelos retos e decotes discretos, pois eles darão a impressão de diminuir os ombros. Cubra os braços com mangas transparentes, lembrando que os detalhes em transparência dão a impressão de "menos volume".
Evite saias rodadas, vestidos de noiva volumosos. É melhor optar por tecidos mais leves como musselinas e crepes.
Considere o tamanho do salto do seu sapato ou sandália. O mais adequado é aquele que te ofereça uma boa postura e que você sinta-se à vontade durante o tempo em que durar a cerimônia e a recepção do casamento.

Se você é pequena e gordinha:
Nada de modelos justos, recortes e costuras apertando a cintura. Cuidado com vestido de noiva bordado, com rendas e as mangas bufantes. O vestido de tipo evasê cai muito bem para o seu tipo físico, os brilhos poderão ser usados, mas sem abusos. Uma saia longa com cauda discreta ajuda a disfarçar os quadris largos. Evite modelos de vestido de noiva aderentes ao corpo, prefira uma saia pouco volumosa e comprida.
Os modelos de vestido de noiva da linha clássica, sem muitos detalhes são os mais apropriados. O estilo do sapato vai depender do modelo do seu vestido de noiva. Caso você opte por um modelo mais formal, seus sapatos deverão ser forrados. Prefira salto alto e do estilo channel.

Fonte: Noivas&Cia - www.noivasecia.com.br


Outra questão que as noivas enfrentam é relativa ao orçamento. O vestido é uma roupa inestimável, que você vai usar um dia mas terá um significado muito forte. Muitas noivas decidem por isso comprar seu vestido. Outras, por outras razões, dão preferência ao aluguel. Procure bem, se informe dos custos de uma ou outra opção. O importante é que você brilhe.

Cabelos

Os penteados da noiva são muito importantes para deixá-la ainda mais bonita no dia do seu casamento. Claro, porque o cabelo é a moldura do rosto e muda completamente o visual de qualquer pessoa. Um vestido simples e sem muitos detalhes pode ganhar outros ares quando o cabelo é feito com tranças e flores naturais, por exemplo. Do mesmo jeito que um vestido de noiva exuberante e cheios de elementos pode não ficar exagerado quando feito um contraponto com um coque bem simples em estilo bailarina. Estes são só alguns exemplos do poder que os cabelos têm sobre o resultado final de como a noiva vai aparecer.

Aqui nesta parte do blog, você vai poder ver diversas opções de penteados para cada estilo de noiva.

 

Converse com sua cabeleireira e entre em um acordo com ela do que pode ser mais bonito tanto para o modelo de vestido de casamento que escolheu, tanto para o tipo de cabelo que possui. Ver ideias qe deram certo pode ser um bom começo para decidir entre a infinidade de possibilidades. Por isso não fique perdida entre as inúmeras opções e tenha bem definido em qual direção vai ser seu penteado para ficar ainda mais linda no dia do seu casamento.

Buquês

Vamos conhecer agora dois tipos de tirar o máximo proveito das flores e seus significados?


Conhecendo as flores: a acácia significa constância e elegância, a flor “amor perfeito” significa lembranças, a azaleia romance, a begônia timidez, os cactos perseverança, a camélia beleza e virtude, o copo de leite pureza e felicidade, a coroa imperial significa poder, o cravo é a flor da fertilidade, crisântemo é paixão, dália delicadeza, dente de leão é vida, as flores do campo representam a felicidade, o gerânio a tristeza, devemos passar longe, mas a gérbera é a alegria, o girassol também significa vida, a hortênsia energia, o jasmim é o amor, o lírio a sorte no casamento, magnólia simpatia, margarida inocência, miosótis o amor sincero, pápula a fertilidade, tulipa o amor, violeta a lealdade, orquídea a sensualidade, flor de laranjeira a felicidade, rosa branca representa a paz e pureza, champanhe a admiração e reverência enquanto a alaranjada significa fascínio e encanto, a cor-de-rosa a amizade e carinho e são as mais apaixonantes, as rosas vermelhas o amor e a paixão. Como pudemos notar existem diversas flores com o mesmo significado, o que é muito interessante por permitir opções. Agora vamos conhecer um pouco quais são as opções de flores ideais na harmonização do look da noiva?


Rosas cor de laranja, chuva de ouro e lírios ficam perfeitos em vestidos ou decorações de casamentos a noite e dourados.
Buquês com flores do campo ficam perfeito em casamentos abertos e campestres e são ideias para noivas jovens.
As orquídeas brancas com rosas cor chá são ótimos para combinações e personalizações, mas é mais interessante não usar flores brancas no buquê, para que não fique apagado no caso do tradicional vestido branco.
O buquê de rosas vermelhas caídas com gipsófila é a opções para vestidos longos e casamento à noite.
O buquê de rosas vermelhas redondo fica lindo em noivas mais baixa, que se casarão antes das 18 horas e usarão vestidos curtos.
O ramalhete de gérberas, mais usado em buquês caídos ficam bem em qualquer ocasião, por ser uma flor mais nobre.
E o ramalhete lisiantus é ideal para casamentos mais elegantes e pode ser substituído por orquídeas e angélicas.
As palmas e gipsófilas podem ser usadas a qualquer hora do dia, tanto redondo como caído.
Agora ficou muito mais fácil escolher seu buquê e decoração e arrasar na festa dos sonhos!!

Acessórios de Casamento

Os acessórios de casamento são detalhes que vão fazer a noiva brilhar e ter o glamour certo no dia mais importante de sua vida. O ideal é categorizar essas peças em seções, para ficar a par de tudo aquilo que vai querer usar. Procure escolher os acessórios de acordo com o seu gosto e personalidade, mas também não esqueça o tipo de cerimônia que vai realizar, a que horas e onde vai ser. Casamentos diurnos e informais pedem acessórios mais discretos e sóbrios, mas para casamentos mais fornais ou que se realizam à noite pode optar por acessórios mais vistosos e luxuosos.

A opção de usar uma joia de família é sempre muito elegante, mas pode também optar por acessórios mais modernos e arrojados, tudo depende daquilo que pretende. Pense sempre na harmonia do conjunto final e não deixe para a última hora a compra dos acessórios. Eles são o que faz a noiva brilhar ainda mais de beleza e requinte! Cuide para não sobrecarregar nos acessórios, criando um efeito desastroso, nada glamouroso.

Consulte a nossa lista com os principais acessórios de noiva:

*Acessórios de cabelo – Tiaras, fitas, presilha, grinalda…de acordo com o seu penteado pode combinar muito bem e dar um ar bem gracioso.

*Véu – Depende muito do seu gosto pessoal, pois é um acessório que se tornar um pouco dominante e não tão fácil de usar.

*Luvas e colãs – As luvas são uma opção para complementar o visual de noiva. No Inverno são ótimas contra o frio. Existem diversos comprimentos e tecidos, com mais ou menos pormenores. Quanto às meias/colãs, é usual vestir meia até à coxa, combinando com cinto de ligas. Se usar calçado aberto não precisa de meia.

     
Manicure

Depois de escolher todos os pormenores da festa e cerimônia de casamento e finalmente fechar como vai ser o vestido de noiva, é hora de pensar no visual da noiva que vai combinar melhor com ele. Claro que vão entrar na combinação também os acessórios da noiva, como sapatos, penteado e véu, e claro as jóias que vão servir de adorno.

Além disso tudo, é bom pensar também na manicure da noiva, muito importante para a auto confiança dela e para sua beleza neste dia tão especial. Mulheres se sentem bem quando têm suas mãos bem cuidadas. É quase um fator psicologico, pois um elemento aparentemente tão pequeno pode transformar a beleza da noiva no momento que a faz se sentir mais bonita.
Afinal de contas, é o dia mais emocionante na vida do futuro casal.

Leia mais!